Empresas já podem ativar 5G de alta velocidade em seus negócios
Desde esta segunda-feira (2), os 5.570 municípios brasileiros puderam ativar o 5G standalone, o 5G “puro”. Tanto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quanto a Entidade Administradora da Faixa (EAF) concluíram a limpeza da faixa de 3,5 GHz, antes usada por serviços de satélites e radiodifusão.
A medida integra as metas do edital do leilão do 5G, realizado em 2021.
Vale destacar que a rede 5G apresenta velocidade média de 300 Mbps (megabits por segundo), cinco vezes superior ao 4G.
Nos locais que ainda não têm acesso à tecnologia, a instalação dependerá do planejamento de cada operadora e, conforme o edital, as prestadoras têm até 31 de julho de 2029 para atender 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes.
Apesar disso, o 5G “puro” promete uma velocidade média de 1 Gbps (gigabit por segundo), dez vezes maior que o antecessor, podendo chegar a 20 Gbps.
De acordo com o conselheiro da Anatel, Vinícius Caram, o feito reflete o sucesso do modelo de implementação de política pública, bem como o compromisso de levar o 5G à população brasileira.
É importante ainda informar que a Anatel oferece painéis de dados para acompanhar a expansão do 5G, informando cidades com a faixa liberada, estações licenciadas e modelos de celulares compatíveis.
Ainda assim, a EAF continuará a distribuir kits de parabólica digital gratuitamente para famílias que dependem desse serviço. Quem estiver interessado no serviço basta verificar a elegibilidade pelo site Siga Antenado ou pelo telefone 0800729 2404.
Fonte: Contábeis