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Gestão: 7 dicas para preparar seu negócio para 2025

2025 está batendo na porta e os donos de pequenos negócios precisam estar bem preparados para começar o ano com o pé direito. “O empreendedor é a pessoa responsável por tudo na empresa, então, é muito difícil reservar tempo para se preparar. Mas parar para refletir sobre o que ele quer é muito importante”, diz Cristina Helena de Mello, professora de economia da PUC-SP.

1. Analise o negócio em 2024
Só é possível se planejar para 2025 depois de analisar como foi 2024, diz Leliane Petrocelli, analista de negócios do Sebrae-SP. “O empreendedor deve entender quais estratégias deram certo e quais falharam para atacar as falhas e ampliar o que foi bom. Fazer esse balanço detalhado propicia um planejamento mais estratégico para o ano que vem”, afirma.

A especialista sugere que o empreendedor analise diferentes indicadores, especialmente o fluxo de caixa. “Por exemplo, se em março houve uma queda de faturamento e um aumento dos gastos, o empreendedor deve entender o que causou isso. É a maneira de antever alguns momentos do ano que podem ser mais desafiadores.”

2. Considere os feedbacks
Segundo Mello, analisar os feedbacks que as pessoas deram ao longo do ano sobre o negócio também é uma forma de entender quais são as oportunidades de melhorar. "O cliente, muitas vezes, é um ótimo consultor, mostrando o que deve ser feito”, diz a professora. “Algumas opiniões podem parecer chatas, mas são dicas que se tornam um diferencial competitivo na empresa."

3. Busque informações sobre 2025
A professora de economia da PUC-SP recomenda se informar sobre os possíveis cenários de 2025 — tanto para o setor em que o negócio atua quanto a conjuntura macroeconômica. “Existem muitas associações de classe. Até mesmo nas redes sociais é possível seguir bons economistas e cientistas políticos que fazem análises econômicas”, afirma. Se as empresas não entenderem qual será a dinâmica, dificilmente serão proativas para construir o negócio.”

4. Defina as metas e as estratégias
O empreendedor deve definir metas claras sobre os objetivos que deseja alcançar em 2025. “Não adianta querer aumentar vendas. É preciso saber o quanto quer aumentar e como isso será feito”, diz a analista do Sebrae-SP. Ela sugere seguir o modelo SMART, que define indicadores para mensurar o progresso da meta e quem será o responsável por fim. O objetivo deve ser realista e ter um prazo para ser alcançado.

“Sabendo aonde quer chegar, é possível definir qual será a estratégia. Por exemplo, lançar produtos ou criar campanhas de marketing”, diz Petrocelli. “Um ano novo oferece uma série de oportunidades para renovar energias e traçar novos objetivos. Sabemos que as coisas podem mudar ao longo do ano. Mas, se o empreendedor se preparar bem, só precisará de uma certa flexibilidade caso seja necessária alguma alteração.”

5. Escolha ferramentas de gestão
A analista do Sebrae-SP também recomenda a busca de ferramentas que auxiliem na gestão no próximo ano. “O empreendedor é muito bom e técnico no que faz, mas nem sempre tão eficiente na gestão. Utilizar uma ferramenta que agilize o processo libera o profissional para dar atenção ao negócio dele”, afirma. “Muitas ferramentas, inclusive gratuitas, ajudam a dar um up na gestão.”

6. Pense na cultura da organização
A professora da PUC-SP lembra que funcionários motivados são capazes de fazer a diferença em qualquer negócio. “Independentemente do número de colaboradores, é importante investir na cultura da empresa. As pessoas hoje são muito funcionais, e pouco orgânicas. Por exemplo, se você pedir que a equipe aumente as vendas em 10%, eles vão fazer isso, mas sem conseguir clientes que criam vínculo com a marca”, diz a docente.

Ela recomenda que o empreendedor agende encontros com os colaboradores para deixar o objetivo da organização sempre alinhado. "Reuniões que discutem o que é preciso ser feito e como será feito melhoram a relação com os colaboradores, e a cultura se torna outra."

7. Mapeie oportunidades de networking
As especialistas sugerem o mapeamento de eventos e feiras do setor que ocorrerão em 2025. “Nestes encontros o empreendedor também terá contato com tendências do setor, quais são as inovações tecnológicas. Também pode mapear concorrentes locais, assim como parceiros de valor”, afirma Mello.

“É muito bom para o empreendedor aumentar o seu networking e ter contato com outros pequenos negócios que podem ensiná-lo”, concorda Petrocelli, que também aconselha o empreendedor a identificar cursos e capacitações que ajudarão a aprimorar as suas técnicas. “Participar de capacitações também é uma forma de ter contato com outros empresários, estimulando o networking. Essa troca traz novas ideias e ajuda a inovar.”

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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