4 formas de engajar Millennials e Geração Z na sua empresa em 2025
Millennials e Gen-Z estão redefinindo muitos aspectos do ecossistema de negócios — tanto como consumidores quanto como funcionários. Para os empreendedores, entender a mentalidade das gerações mais jovens é importante para engajar e construir relacionamento com os novos e potenciais clientes e colaboradores.
Para Jennifer Wines, empreendedora, escritora e colunista da revista Inc., quatro principais práticas devem ser incorporadas por empresas que estão de olho em como engajar Millennials – os nascidos entre 1981 e 1995 – e Geração Z – nascidos entre 1995 e 2010.
Segundo Wines, Millennials e Gen-Z valorizam empresas, marcas e líderes que priorizam autenticidade e transparência. Este grupo de consumidores e funcionários prefere menos formalidade em relação às gerações anteriores, buscando uma comunicação mais amigável, relaxada e direta. Além disso, eles têm uma mentalidade menos hierárquica.
“Isso não quer dizer que eles não apreciem o profissionalismo, mas eles tendem a preferir uma abordagem mais pessoal. Portanto, uma abordagem centrada no ser humano é bem recebida”, diz. Uma dica da empreendedora é promover autenticidade e transparência compartilhando a declaração de missão, valores e planos para o futuro do negócio. Além disso, os líderes que admitem seus erros e fornecem insights sobre seu processo de tomada de decisão tendem a construir confiança com esse grupo. “Em última análise, a confiança é uma moeda-chave para engajar esse grupo”, aponta.
2. Educação e empoderamento
Em uma cultura cada vez mais autodidata, as pessoas estão em constante busca por aprendizado autodirigido. Nesse sentido, as empresas podem se apoiar na mudança cultural fornecendo educação e empoderamento para as próximas gerações.
“Por exemplo, você pode criar conteúdo educacional e fortalecedor sobre seu produto ou serviço e fornecê-lo no YouTube. Ou você pode oferecer webinars e guias para ajudar esse grupo a tomar decisões informadas relacionadas ao seu setor. Você pode oferecer isso, ao mesmo tempo em que incentiva a curiosidade convidando e respondendo perguntas”, indica Wines. Com isso, se torna mais fácil promover uma cultura de aprendizado contínuo e, ao mesmo tempo, posicionar seu negócio como a fonte desse aprendizado e crescimento.
3. Valores e propósito
Millennials e Gen-Z estão interessados em valores e propósito. Eles estão buscando marcas, negócios e líderes que ofereçam mais do que produtos ou serviços, ou seja, que também ofereçam significado. Assim, os valores da empresa são de grande importância para a nova onda de consumidores e colaboradores.
De acordo com Wines, as novas gerações buscam apoiar movimentos de grande impacto. Por isso, quando uma empresa comunica sobre como ela contribui para o mundo de uma forma mais ampla, ela se diferencia diante da concorrência.
4. Inovação e empreendedorismo
“Millennials e Gen-Z são cada vez mais empreendedores, por causa dos avanços tecnológicos e mudanças sociais que estão em andamento”, aponta Wines. Esta perspectiva inovadora os faz repensar muitos aspectos da vida, incluindo o que e onde compram, além de onde e como trabalham. Nasce, assim, uma oportunidade para você realmente se conectar com essas gerações de um lugar autêntico e relacionável.
“Por exemplo, você pode se envolver nessa mentalidade inovadora e empreendedora compartilhando sua própria jornada. Além disso, você pode discutir as maneiras pelas quais os avanços tecnológicos e as mudanças sociais estão mudando e influenciando sua vida e o posicionamento da sua empresa”, diz. Com isso, a próxima geração verá você como alguém identificável e, portanto, estará mais inclinada a apoiar seu negócio por causa de uma mentalidade e perspectiva compartilhadas para o futuro.
Engajar a próxima geração começa com a compreensão da perspectiva particular de ver o mundo deste grupo e a adoção de uma nova mentalidade no dia a dia do negócio. Diante de pessoas que valorizam autenticidade, transparência, educação, empoderamento, valores, propósito, inovação e empreendedorismo, inclinar-se para essa mentalidade pode ser valioso — preparando, assim, seu negócio para o futuro.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios