Postagem Única da Notícia

3 passos para impulsionar a produtividade na sua empresa em 2025

A liderança tem o papel fundamental de visualizar pontos de melhoria na equipe e identificar como a produtividade pode ser aprimorada. Veja por onde começar

Produtividade não é uma palavra desconhecida no mundo dos negócios. Afinal, é com esse atributo que muitos projetos e demandas saem do papel e se tornam realidade. A questão foi abordada em um relatório trimestral recente da consultoria Vistage, que reúne CEOs, executivos seniores e empresários. A pesquisa, realizada com 1.626 pequenas e médias empresas, revelou que, embora os líderes estejam investindo em estratégias para aumentar o atributo em suas empresas, apenas 37% afirmaram perceber um aumento real na produtividade dos funcionários.

Empresas que obtiveram bons índices de produtividade colheram boas recompensas, como aumento na lucratividade, crescimento das receitas e retenção de talentos. Segundo um artigo escrito por Joe Galvin, diretor de pesquisa da Vistage, publicado na revista Inc., a produtividade está intrinsecamente ligada à competitividade. Em 2025, esse fator será visto com grande foco por parte das empresas.

1. Fortaleça a cultura do negócio
Uma equipe integrada e alinhada com a missão e os valores da empresa tem mais chances de se desenvolver e criar uma conexão produtiva. Isso estimula um esforço natural, promovendo a criatividade, a inovação e o desempenho de cada pessoa.

2. Estimule o desenvolvimento da equipe
Priorizar o desenvolvimento dos times ajuda a aumentar a força de trabalho. Seja por meio de cursos de qualificação, conversas com a gestão ou alinhamento de expectativas entre os membros, essas ações contribuem para o crescimento coletivo.

3. Promova a otimização de processos com a tecnologia
Tornar a dinâmica de trabalho mais rápida e fácil é um excelente trampolim para a produtividade. A liderança também desempenha um papel fundamental ao visualizar os fluxos de trabalho e identificar áreas que podem ser melhoradas em benefício do coletivo, reduzindo o tempo gasto em tarefas repetitivas e demoradas. A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

WhatsApp